Imagem capa - 14 DICAS PARA A FESTA DE 1 ANO PERFEITA por Zoral Produções
Infantil

14 DICAS PARA A FESTA DE 1 ANO PERFEITA

14 DICAS PARA A FESTA DE 1 ANO PERFEITA

POR FERNANDA FLORET

Os motivos para comemorar o primeiro ano de vida do bebê são muitos: a família nova que se formou, o apoio e o envolvimento de amigos e parentes nessa nova fase, a vida e a saúde do novo integrante do grupo, entre vários outros! Confie: as emoções e memórias que envolvem a festa de 1 aninho fazem todo e qualquer esforço valer a pena. Pensando nisso, convidamos 5 profissionais craques em organizar eventos de tipo para passarem dicas valiosas. Confira!

1. A escolha do tema
“Aproveite para se realizar na escolha do tema enquanto eles ainda são pequeninos, depois você não conseguirá palpitar muito, por isso, vale escolher um tema autêntico e criativo!” 

2. Receba bem adultos e crianças
“É importante que o layout do lugar eleito acomode bem os adultos, pois muitos que vão ainda não tem filhos e vão gostar de sentar, comer e bater um papo tranquilo. Para isso, sempre que possível, divida o ambiente entre espaço de atividades para as crianças e espaço para os adultos, mas claro que nada radical! Funciona ter um cantinho com tapete de atividades e brinquedos para os bebês, mesinhas para as crianças mais velhas, com massinhas, lápis, papel..”. 

3. Lista de convidados
“Chame as pessoas que realmente fazem sentido, que participaram da rotina e do desenvolvimento do bebê. Não contem com desistências, pois é incrível como as pessoas realmente comparecem nas festinhas de 1 ano!”

4. Convite
“Não há nada mais charmoso do que um convite bem-feito e entregue em mão, mas, há o contratempo de ter que entregá-los ou enviá-los pelos correios. Sendo assim, outra opção agradável é o convite virtual, enviado por e-mail ou outra forma eletrônica. Sugiro que ele seja enviado individualmente em nome de cada convidado e família, para ficar mais pessoal. Particularmente acho convites enviados para grupos como Whattsapp e Facebook muito impessoais, apesar de práticos, mas a grande maioria das pessoas não se importa em recebê-los desta forma”

5. Não desvie do tema
“O mais importante é lembrar que a festa é infantil e, por isso, deve-se manter todo o conceito, desde as comidinhas e bebidas até as brincadeiras, que, por sinal, são um item muito importante. Sou da seguinte opinião: festa infantil – não importa que seja de 1 ano, quando normalmente a maioria dos convidados são adultos, tem que ter todas as características infantis, sendo capaz inclusive de transformar os adultos em crianças, remetendo-os à infância”

6. Cuidado com o horário e o ambiente
“Atenção ao local e ao horário da festa: crianças de 1 ano se cansam fácil e ficam estranham quando a rotina delas muda muito. O ideal é programar a festa para um horário em que elas já tenham tirado sua soneca e estejam descansadas. Quanto ao local, fique atento a ambientes abertos, em caso de muito frio ou possível chuva. Locais muito pequenos e fechados, cheios de gente ou de móveis, são mais propícios a acidentes. Certifique-se de que o espaço seja o mais livre possível, para que os pequenos possam correr ou engatinhar com tranquilidade”

7. Recreação + atrações especiais 
“Contrate uma recreação legal para entreter as crianças. Existem recreadores adequados para cada idade, contadores de histórias, serviços de oficina de balões ou até mesmo dos tradicionais brinquedos, como cama elástica e pula-pula, que garantem a alegria da criançada.”

8. Resgate brincadeiras antigas 
“Sugiro resgatar brincadeiras de antigamente, onde as crianças realmente brincam e interagem, como por exemplo: telefone sem fio, dança das cadeiras, amarelinha, esconde-esconde, batata quente, entre outras. Outra opção é observar o que o aniversariante gosta, pela idade 1 aninho, normalmente são das músicas e ou das histórias”

9. Decoração da mesa é prioridade!
“Caso tudo esteja ficando muito caro, foque na decoração da mesa de doces para ter uma linda foto da comemoração tão importante de 1 ano e de tantas descobertas, como a superação e um amor indescritível!”

10. Escolha um fotógrafo
“Invista em bons profissionais de foto e vídeo, pois as emoções e alegrias desse dia devem ser registradas com muito carinho para eternizar esses momentos. Seus pequenos vão amar assistir aos vídeos e ver seu álbum de fotos no futuro! Lembre-se de fazer uma lista com tudo que você acha importante que apareça na fotografia e filmagem, muitas vezes quando recebemos o material ficamos esperando aquela foto com uma familiar especial, ou uma foto da decoração.  Por isso, é indispensável deixar claro o que é importante para você

11. De olho no cardápio:
“Atenção ao cardápio escolhido para a festa; crianças de 1 ano ainda possuem a alimentação restrita, principalmente em relação a doces, refrigerantes e frituras. Vale a pena incluir opções mais saudáveis, como frutas, legumes, sanduíches e sucos naturais e muita água… 

12. Contrate profissionais de confiança 
“Não tente dar conta de tudo, existem muitos profissionais de qualidade que vão te ajudar a fim de  que esse dia seja somente prazeroso para você. Você pode e deve participar , mas, contrate profissionais de confiança para que possa desfrutar melhor a comemoração. 

13. Alinhada à personalidade da família
“É importante que a festa reflita a personalidade da família! Pense em uma sessão de fotos para compor a decoração, painel ou quadro com as principais informações do bebê, cores que agradam, doces favoritos… tudo isso vai fazer com que as pessoas percebam a identidade da festa”

14. Lembrancinhas versáteis
“Em festas de 1 ano, a variação na idade das crianças é muito grande, o que gera um “problema” na hora de escolher a lembrancinha. Deve ser algo que agrade crianças de alguns meses até 5 anos de idade, geralmente. Minha sugestão são cadernos de pintura com lápis ou mesmo kits com massinha, cartela de adesivos com o tema da festa + lápis + bloquinho”